terça-feira, 30 de junho de 2009

ÉTICA, MORAL E MORALISMO

Segundo o Doutor e Pesquisador na área de Ética Teológica e Sociedade, Valério Guilherme Schaper, ética é princípio e moral são aspectos de conduta específicas; Ética é permanente, moral é temporal; Ética é universal, moral é cultural; Ética é regra, moral é conduta de regra; Ética é teoria, moral é prática.
Já o Moralismo, é definido tanto de forma crítica como de forma pejorativa. E é dentro do moralismo de forma pejorativa que ele insere o moralismo religioso, sobretudo, por enfatizar de forma mórbida as questões pertinentes à afetividade e à sexualidade.
Segundo ele, foi em função do acúmulo de sentido pejorativo que dificultava seu uso em sentido positivo, que se sugeriu, na teologia européia, substituir o termo “moral” por ética”. De maneira, que em pouco tempo, recaía sobre o termo “ética” as mesmas conotações negativas de moral.
Na realidade, ética é agir corretamente. É proceder bem sem prejudicar os outros.
Segundo ele, no entanto, o moralismo transforma a diversidade da vida moral num apanhado de leis, mandamentos e proibições conhecidas também como legalismo, E é sobre este fato que recai a preocupação de muitos.
De uma maneira geral, o legalismo, principalmente o religioso, tem tomado ao longo dos tempos uma forma devastadora nas vidas das pessoas, escravisando-as a ritos, cerimoniais, tradições, falsos moralismos e dogmas, afastando-as da essência do evangelho de Cristo, que foi dado aos homens não como rituais, mas como o poder de Deus para salvação de todos aquele que crer.
O que vem acontecendo no mundo atual é que a conduta individual das pessoas, das famílias, da sociedade e da igreja, está sendo a cada dia transformada numa “capa” de moralidade a qual chamamos de moralismo ou falso moralismo.
Por isso, é de se considerar “louvável”, a posição de Contardo Calligaris, articulista da folha de São Paulo, quando ele diz que “ é propriamente imoral o moralista, que declara saber de antemão o que é o bem e o que é o mal”. “Castigar os outros é, para ele, o melhor jeito de desconhecer seus desejos menos confessáveis. Ou seja, o moralista condena para se absolver.”
Não é preciso ir muito longe para percebermos este falso moralismo na própria sociedade em que vivemos. As pessoas se dizem zelosas da moral, mas quando fazemos uma análise de suas próprias vidas, o que encontramos são vidas escravas dos erros e pecados que elas mesmas apontam na vida dos outros. São políticos, autoridades, enfim, pessoas que aparentam piedade e santidade, mas vivem envoltos na corrupção, no adultério entre outras mazelas deste mundo.
O que na verdade, pessoas assim promovem, seguindo o exemplo dos escribas e fariseus do tempo de Jesus? É a regra do “façam o que eu digo, mas não façam que eu faço”.
Segundo a Bíblia, “o mundo jaz no maligno”. É preciso, no entanto, levar o povo a voltar-se para o “primeiro amor”. É preciso levar o povo a participar de uma experiência contínua com o criador, conscientizando-os de que somente Ele, é fonte inesgotável de virtude, santidade, bondade e vida.
Elisabete Casado

segunda-feira, 29 de junho de 2009

A Necessidade do Estudo da Bíblia


Nas nossas vidas, algumas perguntas entram na enorme galeria de outras que são irrespondíveis. Por exemplo, o que é a morte? Em princípio, a morte é o fim da vida. É o estado em que o ser vivo deixa de sê-lo. Exatamente neste ponto outras perguntas começam a surgir e cada uma atrelada a um determinado sistema de pensamento, religião e filosofia em conseqüência do pluralismo religioso dos nossos dias.
Com tantas opiniões e tantas religiões no mundo, como alguém pode afirmar que existe uma só verdade? Existe realmente uma Verdade entre as diversas “verdades”?
O texto, do Reverendo Caio Fábio, fala do “silêncio de Deus”. Será que Deus existe como realidade? Se existe, como podemos conhecê-lo verdadeiramente?
Na realidade, há um vazio no coração do homem que não atenta para o Seu Criador. E é assim que homens e mulheres têm procurado encontrar sinais da presença de Deus, em meio ao sofrimento e as dúvidas.
Deus, no entanto, é invisível, mas, não é irreal. É espírito, mas existe, pode ser revelado e crido. E desde a antiguidade, Deus tem se revelado através da sua criação. Nos Salmos 19:1-3, o salmista diz: “Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite . Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som”.
Escrevendo aos romanos, o apóstolo Paulo ainda diz, que “as coisas invisíveis de Deus, o Seu eterno poder, assim como a Sua divindade se entendem e claramente se reconhece, desde o princípio da criação”, e que este conhecimento, quando ignorado torna toda a humanidade “indesculpável” (Rm. 1:19-20). Portanto, a criação é uma das maneiras pelas quais Deus tem se revelado ao mundo.
Deus se revelou também, através de Jesus Cristo, no momento em que desceu do Seu elevado trono e assumiu a forma de um simples bebê. E por mais de trinta anos, existiu em forma humana, para falar aos homens aqui na terra. Depois retornou a glória que deixara e ali se encontra até hoje. Por isso escrevendo aos Filipenses, o apóstolo Paulo disse: Que, “Jesus subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai”.(Fp.2:5-11)
E com sabedoria Divina, Deus ainda deu ao homem a sua revelação em forma de livro – A Bíblia Sagrada. A Bíblia, portanto, é a divina revelação dos propósitos de Deus para a humanidade. E apesar dos que se posicionam contra, a Bíblia continua intacto através dos tempos e, qualquer um poderá obter a mesma regra de fé e prática.
A respeito da Bíblia, o apóstolo Paulo disse que “Toda a Escritura é divinamente inspirada por Deus e útil para o ensino, para repreensão, para a correção, para a educação na justiça; Afim de que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente habilitado para toda a boa obra.” (II Tm 3.16,17).
O que podemos aprender com o apostolo Paulo? Aprendemos que toda a Escritura, ou seja, toda a Palavra de Deus, ou seja, toda a Bíblia é divinamente inspirada... Soprada por Deus... Para que?
Para nos ensinar, corrigir e repreender a fim de que sejamos homens e mulheres perfeitas e perfeitamente habilitadas. Ou seja, capazes. Hábeis para preencher todos os requisitos necessários para a boa obra.
E como chegar a este estágio? Mediante o Estudo da Palavra de Deus. Portanto, o estudo da Bíblia se faz necessário não somente pelo grande alcance que o livro tem, como também para edificação da nossa vida cristã.

domingo, 28 de junho de 2009

Deus faz silêncio

Deus faz silêncio...
Nada acontece...
As coisas apenas seguem o curso da mecânica universal.
Deus faz silencio...
Os homens gritam, a igreja vocifera, os políticos denunciam, a mídia pauta ou constrói histórias, os teólogos deprimem-se, os filósofos sentem saudades de Sócrates e Platão, os pastores prometem bênçãos que as estatísticas cumprirão, os profetas tem seu preço, os piedosos gemem, os jovens sentem o engano, os idosos oram pelo que vão deixar com angustias piores do que aquelas que um dia conheceram, e a brisa é feita de vento oriental—aquela que faz o profeta que não se vendeu desejar a morte.
Deus faz silêncio...
Nascem as literaturas apocalípticas, as pseudo-epígrafes, os apócrifos, os messias se candidatam... a apóstolos, bispos e videntes.
Deus faz silêncio... Não se impressiona!
O alarido da igreja é proporcional ao silêncio de Deus.
A igreja tenta substituir Deus, falar em Seu nome, romper o silêncio divino como se o Nome de Deus equivalesse à Sua Voz.
Deus faz silencio...
Ele fala?
Falará!
Quem desejará ouvir?
Deus faz silencio...
Estará em silêncio até que você ouça!
Caio Fábio
_____________________________
Extraído do site Caio Fábio