domingo, 20 de setembro de 2009

DEUS – É SANTO DEMAIS

Agora, que já examinamos, o homem como pecador e a seriedade do seu pecado, vamos para a segunda parte do nosso estudo:

II – DEUS – É SANTO DEMAIS

A santidade de Deus é o fundamento da religião bíblica. É preciso que se entenda que os olhos de Deus são puros demais para contemplar o mal, por isso, Ele não pode tolerar o erro.

Portanto, os nossos pecados eficazmente nos separam de Deus, de modo que seu rosto está escondido de nós.
Ver Habacuque 1:13 - Tu que és tão puro de olhos que não podes ver o mal, e que não podes contemplar a perversidade, por que olhas pára os que procedem aleivosamente, e te calas enquanto o ímpio devora aquele que e mais justo do que ele.
Isaias 59:2- mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça

Em conseqüência de tudo isso, os autores bíblicos entendiam claramente que ser humano algum jamais poderia ver a Deus e sobreviver.

Pode ser que lhe fosse permitido ver as suas costas, mas, não o seu rosto. E todos aqueles que receberam um vislumbre da glória divina não conseguiram suportar a visão:
· A Bíblia diz que Moisés escondeu o seu rosto porque teve medo de olhar para Deus...
· Quando Isaías teve a sua visão de Yavé entronizado e exaltado, foi vencido pelo senso de sua impureza...
· Quando Deus se revelou pessoalmente a Jó a reação de Jó foi desprezar a si mesmo e arrepender-se na cinza e no pó...
· Ezequiel... Daniel... e até quando Jesus manifestava a sua glória na terra, seus discípulos se sentiam incomodados.

E intimamente relacionada com a santidade de Deus está a sua ira.

A pergunta é:

É possível que Deus, santo com é, venha a irar-se?

Vejamos Romanos 1:18 - Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça.

Quais são as atitudes imorais dos homens que desagrada a Deus?
Vejamos Romanos 1:22-32 - Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos,
· 23 e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
· 24 Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si;
· 25 pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém.
· 26 Pelo que Deus os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza;
· 27 semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para como os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro.
· 28 E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm;
· 29 estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade;
· 30 sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pais;
· 31 néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, sem misericórdia;
· 32 os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam.

No versículo 24, está implícito toda ira de Deus. Implícitamente, o texto diz que Deus entregou os homens a paixões infames.

Escrevendo aos Romanos, Paulo explica esse fato conforme Rm 1:19-22 Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
20 Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis;
21 porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
22 Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos...

Continuando, Paulo diz que o homem é indesculpável por isso.

Agora, qual a solução para um homem que, através de sua atitude, ofende a um tão grande Deus?


· Será que com nossos próprios recursos podemos fazer um acerto de contas com Deus?

· Será que fazer boas obras é suficiente para apagar os nossos pecados diante da santidade de Deus?

· Então, se Deus é santo demais e o homem pecador demais, quem poderá satisfazê-lo?

O próprio Deus, na Pessoa do Senhor Jesus Cristo.

Por isso, a Cruz é fundamental para que Deus nos perdoe.

A morte de Jesus na Cruz, foi a única maneira de Deus ter a Sua justiça satisfeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário