domingo, 20 de setembro de 2009

O HOMEM – É PECADOR DEMAIS

No texto anterior, nós vimos que o grito de desamparo de Jesus na Cruz, revela a gravidade do nosso pecado...
Vimos ainda, que foi necessário que Jesus morresse na Cruz para que os nossos pecados fossem perdoados...E esse fato tem confundido muita gente...Por que?
Raciocinemos:
· Você já foi ofendido por alguém?
· E você, já ofendeu alguém e lhe pediram o perdão necessário?
· Como foi essa experiência?
Com toda certeza, você vai dizer que não foi fácil, mas, não foi impossível perdoar alguém e muitas vezes nem exige tanto sacrifício...
Agora, para que os nossos pecados fossem perdoados por Deus, Jesus teve que morrer na Cruz. Por que? Por que Deus não nos perdoa simplesmente, sem a necessidade da Cruz? E o fato do perdão vir da cruz tem sido o mais profundo dos problemas. Na Cruz, há uma colisão entre a perfeição divina e a rebeldia humana.Por isso vamos tentar entender tudo isso analisando dois fatos:
I - O HOMEM – É PECADOR DEMAIS
O que é pecar?
Acredito que todos conhecem a figura abaixo:
A marca do “Tiro ao Alvo”.
Vamos dizer que este quadro simboliza a vontade de Deus...E o alvo de todo cristão deve ser acertar o centro da vontade de Deus. Quando a pessoa não acerta o alvo, o que é que acontece?
A pessoa peca!
Pecar portanto, é errar o alvo...
Há cinco palavras no grego para descrever a palavra “pecar”.
· Pecar é errar o alvo (hamartia); Hamartia, descreve o ato de pecar como um fracasso por não alcançar os seus objetivos...
· Pecar é cometer iniqüidade (adikia); Adikia é iniqüidade...
· Pecar é ser degenerado (poneria); Poneria é um mal do tipo vicioso ou degenerado...
· Pecar é ir além do limite (parabasis); Parabasis é transgressão... é o ir além de um limite conhecido...
· Pecar é faltar com a lei (anomia); Anomia é desrespeito, violação de uma lei conhecida...
Cada um desses casos, subtende um critério objetivo, um padrão a que falhamos em atingir uma linha que deliberadamente cruzamos. Concluímos, então, que “pecar” é errar.
E “pecado”? O que é pecado?
1. Pecado é a quebra da lei de Deus e do nosso próprio ser...Em Romanos 2: 15, Paulo diz: Pois mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os.
É a lei moral de Deus que expressa seu caráter justo. Deus nos criou a sua imagem e semelhança e ao fazê-lo escreveu os requisito de sua lei em nossos corações.
2. Pecado é a tentativa de ser independente de Deus...Há uma correspondência vital entre a lei de Deus e nós... E pecar é transgredir a lei.
Em sua primeira carta, capítulo 3:4, o apóstolo diz que todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.
3. Pecado é uma hostilidade contra Deus...Ver Rm 8:7 - Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.O pecado não é um lapso lamentável de padrões convencionais; a sua essência é a hostilidade para com Deus.Quando realmente entendemos o conceito de que “Pecado é uma hostilidade contra Deus”, é que vamos entender o Rei Davi, ao escrever o Salmo 51.
Vejamos Salmos 51:4a - Contra ti, contra ti somente, pequei, e fiz o que é mau diante dos teus olhos...
Ao cometer adultério com Bate Seba, e ao arranjar para que Urias, o marido dela, fosse morto na batalha, Davi havia cometido ofensas extremamente sérias contra eles, contra Deus e contra a nação de Israel. Davi se tornara réu da quebra de pelo menos cinco dos mandamentos morais da lei de Deus. Ver Êxodo 20:13-17
13Não matarás.
14 Não adulterarás.
15 Não furtarás.
16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
Os pecados de Davi eram ainda mais graves, porque ele era pastor do povo de Deus – Ver 2 Samuel 5:2 - Além disso, outrora, quando Saul ainda reinava sobre nós, eras tu o que saías e entravas com Israel; e também o Senhor te disse: Tu apascentarás o meu povo de Israel, e tu serás chefe sobre Israel.
Davi era ainda responsável pela administração da justiça e da retidão em Israel – ver 2 Samuel 8:15 - Reinou, pois, Davi sobre todo o Israel, e administrava a justiça e a eqüidade a todo o seu povo.
É preciso ter muito cuidado com o pecado... Sabe porque?
O pecado cega. Foi o que aconteceu com Davi... Davi era um homem bom e justo. Era tão bom que a Bíblia o descreve como um homem segundo o coração de Deus. No entanto, ele foi capaz de um ato tão assombroso. Pela sua justiça e equidade para com seu povo é que o profeta Natã contou-lhe a história registrada em 2 Samuel 12:1-4 – Vejamos:
- 1 O Senhor, pois, enviou Natã a Davi. E, entrando ele a ter com Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre.2O rico tinha rebanhos e manadas em grande número; 3 mas o pobre não tinha coisa alguma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; ela crescera em companhia dele e de seus filhos; do seu bocado comia, do seu copo bebia, e dormia em seu regaço; e ele a tinha como filha.4 Chegou um viajante à casa do rico; e este, não querendo tomar das suas ovelhas e do seu gado para guisar para o viajante que viera a ele, tomou a cordeira do pobre e a preparou para o seu hóspede.
E quem sabe, inconsciente do seu pecado, vejamos agora a resposta de Davi – 2 Samuel 12:5-6 - Então a ira de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem; e disse a Natã: Vive o Senhor, que digno de morte é o homem que fez isso.6 Pela cordeira restituirá o quádruplo, porque fez tal coisa, e não teve compaixão.
O profeta Natã, então lhe revela, ter sido ele o homem e lhe declara que ao cometer adultério, homicídio e dolo, ele, Davi, era culpado de desprezar “a palavra do Senhor e de desprezar o próprio Deus - Vejamos 2 Samuel 12:7-13 - Então disse Natã a Davi: Esse homem és tu! Assim diz o Senhor Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, livrei-te da mão de Saul, 8 e te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio; também te dei a casa de Israel e de Judá. E se isso fosse pouco, te acrescentaria outro tanto. 9 Por que desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, mataste à espada, e a sua mulher tomaste para ser tua mulher; sim, a ele mataste com a espada dos amonitas. 10 Agora, pois, a espada jamais se apartará da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.1 Assim diz o Senhor: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres à luz deste sol. 12 Pois tu o fizeste em oculto; mas eu farei este negócio perante todo o Israel e à luz do sol. 13 Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor.
A Bíblia nos ensina que Davi, reconheceu que havia quebrado as lei de Deus e por isso era contra Deus que Ele havia pecado.
Hoje, as pessoas tentam tirar a palavra “pecado” do vocabulário comum. A Bíblia, no entanto, não cede sua definição de pecado.Todo homem é pecador e está em rebeldia com Deus – (Rm. 3:23)
Vejamos Marcos 7:21-23 - Pois é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios,22 a cobiça, as maldades, o dolo, a libertinagem, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a insensatez;23 todas estas más coisas procedem de dentro e contaminam o homem.
A Bíblia nos ensina que o pecador é escravo do pecado – Ver João 8:34 - Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado.Mas, somente o Espírito Santo pode convencer o homem da gravidade do seu pecado Ver João 16:7-8 - Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei.8 E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário