domingo, 27 de setembro de 2009

DEUS PROVERÁ

No texto anterior, nós vimos algo sobre o problema da Auto-Substituição de Deus. E o que podemos entender sobre Auto-Substituição de Deus?

Bom gente, não é preciso ir muito além para entendermos que o SENHOR JESUS, o eterno Filho de DEUS-Pai, foi o nosso substituto na Cruz do Calvário. Porém, substituir simplesmente, não adiantava nada. Biblicamente falando, para que houvesse remissão de pecados, era necessário haver derramamento de sangue (Hebreus 9:22). A Bíblia diz que Ele (Jesus), se entregou por Si mesmo para nos substituir lá na cruz (Gálatas 1:4). E a Bíblia nos dá alguma noção de como o princípio da substituição acontecia. Alguns textos do Velho Testamento, nos ajudam a compreender melhor a auto-substituição de Deus.

· A história da Páscoa...
· Isaias 53:1-12
Para mim, no entanto, a história que mais se aproxima da auto-substituição de Deus é a história de Abraão e Isaque ( Ver e ouvir o vídeo abaixo).
Todos nós já ouvimos a história de Abraão, mas, muitos passam por ela sem dar muita atenção nos detalhes e nas pistas que Deus deixou para a vinda de Cristo, assim como a história de Entrega e de Perdão que foi desenrolada no Monte Moriá, e, como semelhantemente foi descrita na Cruz de Cristo.

Abrão, servo fiel a Deus, era um grande pastor que muito prosperava, mas nessa fartura toda havia um porém. Apesar de ter muitas posses e terras, sua mulher Sarai não podia gerar filhos, não podia lhe dar o bem que era mais precioso naquela época, filhos, descendentes que pudessem levar seu nome e sua semente à frente ( notemos que hoje os padrões mudaram e a pessoas nem filhos desejam ter mais). Abrão era fiel, servo temeroso, e não recebia a vitória enquanto outros que adoravam outros deuses e ídolos tinham vários filhos, e com toda essa pressão você acha que Abrão murmurou ? Não! Ele chorou, blasfemou ? Também não! Ele colocou sua vida na mão de Deus, confiou e esperou.
Muitas vezes diante de um problema a gente se esquece que tem um Deus que tudo pode, que sabe das nossas necessidades e que tem o tempo exato para nos dar a vitória.
Sendo Abrão servo fiel que amava a Deus, Deus flhe fez uma promessa, dizendo-lhe que dele sairia uma grande nação, e disse mais que a partir daquele dia seu nome não seria mais Abrão e sim Abraão, o nome que nós conhecemos, que significa Pai das Nações. E Abraão gerou dois filhos Ismael e Isaque. Ismael era filho de Agar serva de Sara sua mulher ( nome que Deus deu a Sarai quando lhe fez a promessa de abrir sua madre ), e Isaque era o milagre de Deus, filho de sua mulher estéril, e que havia sido gerado quando Abraão tinha 100 anos de idade. Surpreendente não?
É ai que começa a verdadeira mensagem. Quando Isaque, o milagre de Deus na vida de Abraão, era adolescente e tudo parecia correr bem, Deus vem a Abraão e lhe diz para sacrificar seu filho no monte em que ele ordenasse.
Antigamente, o sacrifício de animais puros sem mancha, era o meio do homem pedir perdão a Deus pelos seus pecados, porém Deus não havia pedido o sacrifício de um animal mas sim do próprio filho de Abraão. E a partir dali, toda a promessa que Deus havia feito a Abraão parecia terminar, pois seu filho Ismael havia ido embora com sua mãe Agar, e restara apenas Isaque o qual Deus pediu para ser sacrificado.
Gente, imagine quão difícil era essa decisão! Sacrificar seu único filho, o herdeiro que levaria sua semente... E a promessa que Deus havia feito iria morrer ali junto com ele...
Deus nos prova naquilo que mais amamos, o dinheiro, o carro, a casa, o cônjuge... Porém ele não quer ver nosso mal, ou quer nos ver blasfemando... Ao contário, Ele quer nos ver forte e fiel a Ele, pois como diz a palavra, onde está o teu tesouro ali estará o teu coração. Se você ama mais o dinheiro do que a Deus com certeza ali está o seu coração e não em Deus.
Lembre-se da história do jovem Rico que disse a Jesus: Mestre eu sigo todos os mandamentos, reparto tudo o que tenho e dou aos pobres, sou temente e verdadeiro o que mais faço para herdar o Reino de Deus ? E Jesus disse: Vende tudo o que tem e me segue, então o moço muito se entristeceu e foi embora porque ele tinha muitas posses. Não seja como este jovem rico, pare um pouco agora antes de continuar essa leitura e pense, onde está o teu tesouro?
Abraão não reclamou, pois amava a Deus e sabia que na hora certa ele proveria uma solução.
Foram três dias de caminhada até o monte Moriá, três dias de puro sofrimento a Abraão, pois sabia que estava a caminho do holocausto do seu próprio filho.
Imagine a angústia desse Pai!
Imagine a dor de saber que a promessa estava para ir embora e sonhos para acabar em poucas horas!
Ao chegar no monte, Isaque perguntou ao seu Pai, ” temos a lenha e o fogo, mas onde está o Cordeiro ? “, então Abraão respondeu : ” Deus proverá!”
Em momento nenhum, a Bíblia menciona que Isaque se opôs ou lutou contra seu Pai (e aqui nós vemos mais um exemplo de obediência), e Abraão com a lâmina alçada para imolá-lo foi impedido por Deus que mostra a Abraão um cordeiro que seria morto no lugar de seu filho!

Aquele lugar foi chamado Moriá que significa Deus Proverá. Abraão foi fiel a Deus e Deus o recompensou grandemente, muitos não entendem o por quê disso tudo, mas Deus já muito antes, queria mostrar a seu Povo como seria a redenção dos Pecados da Humanidade.
Como assim ?
Assim como Abraão amou a Deus a ponto de aceitar sacrificar seu filho, Deus nos amou, um amor incomparável e deu seu filho para morrer por nós.
Note também que para Isaque não ser morto, um cordeiro puro sem pecados, sem manchas foi morto no lugar dele; foi assim também conosco, para que nós não morrêssemos e tivéssemos a redenção de nossos pecados o cordeiro sem pecado e sem manchas que é Jesus foi entregue em nosso lugar, e como o cordeiro salvou a vida de Isaque assim Jesus salvou a nossa vida, Deus desde o começo nos deu pistas de como nos salvaria, do quanto nos ama, para que nós pudéssemos entender a Salvação e Redenção pela cruz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário