domingo, 27 de setembro de 2009

EXPIAÇÃO

O que é expiar? O que podemos entender por Expiar?
Expiar é remir (a culpa)... Expiar é cumprir a penitência...
É reparar;
É resgatar;
É sofrer as conseqüências de...
Em outras palavras, Expiação comunica a idéia de cobrir o pecado mediante um “resgate”, de modo que haja uma reparação ou restituição adequada pelo delito cometido. E somente, Deus em Cristo, seria capaz disso.

Vamos tentar entender o processo da Expiação:

À luz da Bíblia, quem faz a expiação é o sangue.

No Antigo Testamento, nós vamos ver uma classe de contrições que consistia em sacrifícios expiatórios, e cuja finalidade era a de reparar os pecados.

O texto de Levíticos 16, descreve o dia da Expiação em Israel. E o dia da Expiação, era o dia mais importante do ano judaico. Nesse dia, o sumo sacerdote, vestia as vestes sagradas, e de início preparava-se mediante um banho cerimonial com água. Em seguida, antes do ato da expiação pelos pecados do povo, ele tinha de oferecer um novilho pelos seus próprios pecados. A seguir, o sacerdote tomava dois bodes e, sobre eles, lançava sortes: um tornava-se o bode expiatório e o outro o bode emissário. Sacrificava o primeiro bode, levava seu sangue, entrava no lugar santíssimo, para além do véu, e aspergia aquele sangue sobre o propiciatório, o qual cobria a arca contendo as duas tábuas de pedra e assim se fazia expiação pelos pecados da nação inteira (Lv 16.15-16).

Como etapa final, o sacerdote tomava o bode vivo, impunha as mãos sobre sua cabeça, confessava sobre ele todos os pecados dos israelitas e o enviava ao deserto, simbolizando isto, que os pecados deles eram levados para fora do arraial (Lv 16.21-22).
O dia da expiação era uma assembléia solene em que o povo jejuava e se humilhava diante do Senhor (16:31). E este ato se repetia cada ano da mesma maneira.

Outro texto que nos dá a idéia da Expiação no A.T. está No livro de Êxodo (Ex.32:30-32).
Nesse texto, nos vemos o fator Expiação e o fator substituição, quando Moisés se oferece em prol do povo de IsRAEL.
Muitos outros textos na Bíblia expressam os princípios da substituição e da Expiação. E nós vimos que no Antigo Testamento, ao invés do pecador ser sacrificado... Os animais é que eram sacrificados para que houvesse remissão dos pecados.

No Novo Testamento, assim como no caso de Abraão que Deus providenciou um cordeiro para substituir Isaque, Deus, também providenciou um substituto divino pelo pecador, de modo que o substituto recebesse o juízo, e o pecador o perdão.

Nesse caso, qual a visão que a Cruz de Cristo nos traz?

A visão de Deus agindo por amor de nós e a visão de nós mesmos quando Jesus nos substituiu, assumindo o cumprimento das nossas penalidades. O que significa dizer que o sangue de Cristo derramado na Cruz é a expiação plena e definitiva que Deus oferece a raça humana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário