sábado, 15 de agosto de 2009

O GRITO DE DESAMPARO NA CRUZ

VEJAMOS AGORA O QUE A IGREJA PRIMITIVA VIU NO FINAL DA HISTÓRIA:

Condenado a morte, Jesus foi crucificado - Conforme Isaías havia profetizado, 53:7, “como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha, muda perante os seus tosquiadores, Ele não abriu a boca”. Carregando sua própria cruz, Ele caminhou pela “via dolorosa”; Saiu da cidade e foi até Gólgota (“o lugar da caveira”); Ali, segundo Lucas, que se recusa a descrever sua nudez... o crucificaram. Jesus, no entanto, foi desnudado publicamente, conforme as evidencias do texto de Lucas 23:33-37. O versículo 34, diz que eles repartiam entre si as vestes de Jesus, o que significa dizer que ele estava nu...Continuando, o texto diz que “o povo estava ali a olhar”... Os dirigentes, escarneciam dEle, dizendo: Salva a ti mesmo... Mas, Jesus veio a mundo para sacrificar-se a fim de salvar o mundo. Ele não veio para salvar a si mesmo e sim, salvar o mundo.

Douglas Webster escreveu que : “No nascimento do Filho de Deus, houve luz à meia noite; na morte do Filho de Deus houve trevas ao meio dia”.

Parece que a escuridão durou três horas. Pois foi a hora terceira (9:00 da manhã) que Jesus foi crucificado, e a hora sexta (meio – dia) que a escuridão cobriu a terra, e à hora nona (3:00 da tarde) que, emergindo das trevas, Jesus clamou em alta voz e em aramaico; "Eloi, Eloi, lama sabactâni?”, que significa: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”

Antes de analisarmos A IMPORTANCIA DESSAS PALAVRAS NA BOCA DE JESUS, eu gostaria de abrir um parentese para fazer uma observação:Dizem que a catora gospel, Shirley Carvalhaes, começo a fazer sucesso, a partir do momento em que ela entrou no mercado evangélico com uma música que tem como tema - A ÁRVORE DA CRUZ. Nessa música, ela questiona exatamente, o fato da terra ter tremido e da escuridão que cobriu a terra, por ocasião da morte do filho de Deus, enquanto os homens, seres conscientes e inteligentes, não foram capazes de emitir reação nenhuma. Logo abaixo desse texto, postarei esta música para que todos os que se dispuserem a visitar este cantinho, possa refletir sobre o ocorrido em toda a sua profundidade.


Mas,voltando ao "grito de desamparo de Jesus", qual era a importancia dessas palavras em Sua boca?

Ainda hoje muitos entendem de forma errada essas palavras de Jesus.

Quatro explicações têm sido oferecida:

1. Que foi um grito de raiva, descrença ou desespero;
2. Foi um grito de solidão
3. Um grito de vitória – Jesus cita o v.1 do Sl. 22
4. Um grito genuíno de abandono

Sinceramente, eu não sei. Rm 11:33-34 diz assim: Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor? Ou quem se fez seu conselheiro?

A única coisa que eu entendo é que: Deliberadamente, livre e perfeitamente em amor, Jesus suportou o juízo de Deus em nosso lugar.

Eu entendo ainda, que a Cruz reforça três verdades acerca de nós mesmos:

1. Que o nosso pecado deve ser extremamente horrível... Que a Cruz revela a gravidade do meu pecado.

2. Que a maravilha do amor de Deus não tem limite e vai além da nossa compreensão – por que, Ele podia muito bem ter nos deixado sozinhos para colhermos os frutos dos nossos erros...

É preciso ter um coração duro como uma pedra para não se comover face a um amor como o de Deus. Aliás, é mais do que amor. Seu nome correto é “GRAÇA”, que é o amor aos que não merecem. Portanto, A Cruz de Cristo, revela que o Amor de Deus não tem limites!

3. Que A SALVAÇÃO É UM DOM GRATUITO

Jesus comprou a nossa salvação por um preço muito alto. De modo que não temos mais nada a pagar. Quando Ele disse “está consumado”! Acabou, não temos mais nada a pagar.

É preciso, no entanto, ter responsabilidade! Muitos acham que podem pecar deliberadamente, por que os pecados já foram pagos... Não, não, não, e não... A Cruz de Cristo não nos deixa livres para pecar... Ao contrário, A cruz de Cristo é um incentivo poderoso para uma vida santa, apesar dela nos dá a certeza de que “A salvação é gratuita!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário