segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A SOMBRA DA MORTE


Holman Hunt, líder da Irmandade Rafaelita, passou os anos de 1870 a 1873 na Terra Santa, onde pintou "A Sombra da Morte" em Jerusalém, no telhado da sua casa.
Em seu livro, “A Cruz de Cristo”, John Stott, teólogo anglicano retrata de forma sucinta o que Holman Hunt quis expressar no seu quadro.
· O quadro retrata o interior da carpintaria de Nazaré, onde Jesus, nu até a cintura, está de pé ao lado de um cavalete de madeira sobre o qual colocou a serra. Seus olhos estão erguidos ao céu, com olhar misto entre a dor e o êxtase. Seus braços também se erguem acima da Sua cabeça.
· O sol da tarde entrando pela porta aberta, lança, na parede atrás dele, uma sombra negra em forma de cruz. Compondo o quadro, na prateleira que se alinha aos braços estão os pregos e o martelo...
· Em primeiro plano, do lado esquerdo da tela, está uma mulher ajoelhada com as mãos postas sobre um baú. Não dá para identificar claramente quem seria esta senhora, mas entende-se que seja Maria. Ela parece sobressaltar-se com a sombra em forma de cruz que seu filho lança na parede, porque ela sabia o que aguardava seu Filho...
· Esta obra revela uma grande verdade: desde Seu nascimento, a Cruz lança uma sombra sobre o futuro de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário